Projetos de Pesquisa

A Abordagem de Resolução de Problemas Aplicados ao conteúdo de Funções: uma Experiência com Grupos de Estudos do Ensino Médio
Planejar e analisar contextos de aulas de Matemática norteadas por investigações matemáticas, resolução e formulação de problemas ou utilização de materiais didáticos.

Aperfeiçoamento em Conteúdos do Ensino Médio de Matemática
A formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica está entre as prioridades do Ministério da Educação, e o desenvolvimento de uma educação de qualidade é uma das metas mais importantes do PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação. A instituição de uma política nacional de formação de profissionais do magistério foi uma das ações implementadas para garantir o cumprimento dessa meta. Instituída pelo Decreto 6.755 de 29 de janeiro de 2009, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica tem por finalidade organizar a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas da Educação Básica, tendo como princípio a formação docente como compromisso público de Estado, buscando assegurar o direito das crianças, jovens e adultos à educação de qualidade, construída em bases científicas e técnicas sólidas. É nesse contexto que está situada essa proposta de aperfeiçoamento em conteúdos do Ensino Médio de Matemática.

Hipertexto Pitágoras
Hipertexto para divulgação e ensino da Matemática, tendo como objetivo atender a escola formal, incluindo o ensino fundamental (de 5ª série em diante), o ensino médio e o ensino superior (excluindo a pós-graduação).

Sistemas Fuzzy e Aplicações
A criação desse Grupo de Pesquisa no campus Sorocaba da UFSCar, decorre de contextualizações histórica e geográfica na pesquisa em Sistemas Fuzzy no país. A importância histórica se deve a primeira edição do consolidado Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy ter sido em Sorocaba, bem como as duas edições do Simpósio de Aplicações com Lógica Fuzzy, predecessor do CBSF, todos com participação ativa de membros do Grupo. No sentido geográfico, se situa na mesma cidade do campus da UNESP e próximo à UNICAMP, centro que concentra alguns dos maiores pesquisadores do país em Sistemas Fuzzy e colaboradores do Grupo. Os trabalhos, sob a orientação do líder do Grupo, enquadram-se na primeira linha de pesquisa, bem como estudos já submetidos e publicados por outros membros do Grupo, em periódicos nacionais e internacionais. Na segunda linha alguns membros do Grupo já possuem publicações internacionais e se encontram ativos, principalmente na área de Cálculo Fuzzy e Equações Diferenciais Fuzzy.

Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudo e Planejamento de Aulas de Matemática – GEPLAM
O grupo de pesquisa iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2012 e conta com docentes e pesquisadores da UFSCar e de outras instituições brasileiras; alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Sorocaba, professores da rede pública e pós-graduandos de Mestrado e Doutorado da UFSCar – campus Sorocaba.

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino da Matemática – GIPEM
Elaboração e atualização de currículos, desenvolvimento de novos métodos e técnicas de ensino da Matemática Superior, atualização de professores do ensino superior. Repercussões na Comunidade da rede pública do Ensino Fundamental e Médio: atualização de professores de Matemática da rede pública de ensino, desenvolvimento de novos métodos e técnicas de ensino em Matemática na Escola Fundamental e Média, Repercussões na Comunidade em geral: produção e divulgação de material instrucional e melhoria do ensino de Matemática na Escola Fundamental, Média e Superior.