Tv e YouTube

Dois Professores Egressos do Mestrado Profissional em Matemática do DM – UFSCar recebem Medalha de Ouro na OPMbr

A Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr) busca anualmente reconhecer até 10 professores brasileiros que impactam positivamente a vida dos estudantes. Os premiados têm a oportunidade de viajar para conhecer de perto o sistema educacional de um dos países classificados entre os 10 melhores em Matemática no ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

A China se destaca nesse ranking e tem investido em programas de Formação Continuada para valorizar e aprimorar a carreira dos professores.

Os professores Silmara Louise da Silva, de Poços de Caldas, e Felipe Mascagna Bittencourt Lima, de São João da Boa Vista, ambos egressos dos Programas de Mestrado Profissional do DM – UFSCar (ProfMat e PPGECE), foram premiados na OPMbr com a medalha de ouro. Como parte do prêmio, ganharam uma viagem internacional de 15 dias para um intercâmbio técnico e cultural no Centro de Professores da UNESCO em Xangai, na China.

Em um cenário em que muitos estudantes enfrentam dificuldades no aprendizado da Matemática, o papel dos professores é crucial. Sua dedicação pode ajudar os estudantes a superar obstáculos e contribuir significativamente para seu desenvolvimento cognitivo, criativo e intelectual, capacitando-os a contribuir positivamente para a sociedade.

Entre mais de 600 professores de escolas básicas inscritos, esses dois professores egressos do Programa de Mestrado Profissional do DM – UFSCar se destacaram por sua paixão e dedicação ao ensino. Criaram abordagens diferenciadas de metodologias ativas, com sequências didáticas inovadoras que incluíram textos e materiais didáticos para explorar conceitos e problemas, estimulando os estudantes a desenvolver habilidades de pensamento estratégico na resolução de problemas em suas escolas.

Após retornarem da viagem à China e absorverem um modelo educacional de sucesso, os professores vencedores compartilharão suas experiências e conhecimentos, visando aprimorar o ensino da Matemática em todo o país. Pretendem divulgar suas conquistas em várias cidades, buscando contribuir para elevar o aprendizado dos estudantes e, consequentemente, o desempenho do Brasil no ranking do PISA.