2022
Carlos Moraes de Freitas Junior
Título: “Otimização de carteiras de investimento através da Programação Linear e da Teoria Moderna de Portfólio: uma proposta de minimização do risco da carteira com
base na semi-variância”
Data: 15 de julho de 2022
Ezequiel Ribeiro Rocha
Título: “Diálogos com/sobre frações e(m) músicas! Diferentes sons e tons em aulas de Matemática no Fundamental II”
Data: 01 de julho de 2022
Edenir Rodrigues Pereira Filho
Título: “Sinergismo entre Química e Matemática: ensino de planejamento fatorial nos cursos de graduação e pós-graduação em Química da UFSCar”
Data: 29 de abril de 2022
Erick Quintino dos Santos
Título: “A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical”
Data: 19 de abril de 2022
Renata de Fátima Marques
Título: “Relatos de experiências nas aulas de Matemática na modalidade remota em algumas escolas privadas de educação básica”
Data: 25 de fevereiro de 2022
Fernando Flora Filho
Título: “Síntese de som: uma proposta de ensino interdisciplinar para aprendizagem de funções periódicas”
Orientador: Prof. Dr. Antonio Noel Filho (IFSP)
Data: 25 de fevereiro de 2022
Monise Bacci Del Rovere
Título: “Resolução de problemas: um olhar sobre as dificuldades apresentadas por alunos de 5º ano e proposta de sequência didática”
Data: 22 de fevereiro de 2022
Daniel Carlos Magno
Título: “16º Problema de Hilbert: uma motivação para o estudo de funções periódicas”
Data: 22 de fevereiro de 2022
Marcos Antonio Ricardo
Título: “A interdisciplinaridade entre as disciplinas de Física e Matemática”
Data: 08 de fevereiro de 2022
Paula Helena Novaes Moreira da Silva
Título: “O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós-pandemia; onde estamos e para onde vamos?”
Data: 31 de janeiro de 2022
2021
João Arci Junior
Título: “O princípio da casa dos pombos: uma aplicação da modelagem matemática no ensino”
Data: 30 de novembro de 2021
Maria Laura De Biaggi de Marco
Título: “Teorema fundamental do cálculo: uma abordagem a partir da modelagem matemática com auxílio do GeoGeBra”
Data: 25 de novembro de 2021
Juliana Roberta Junqueira
Título: “Aplicação de metodologias ativas no ensino e aprendizagem de números racionais com questões da OBMEP”
Data: 17 de novembro de 2021
Aparecida de Souza Costa Sanches
Título: “Transformações geométricas: fazendo arte na sala de aula”
Data: 10 de novembro de 2021
Cristiano Santini Rodrigues
Título: “Aplicações das funções exponenciais e logarítmicas”
Data: 10 de novembro de 2021
Roberta Maíra Verderi Braila
Título: “O ensino de funções contextualizado a criptografia”
Data: 24 de setembro de 2021
Gustavo Bueno Silva
Título: “Metodologia ativa: o ensino-aprendizagem de sequências numéricas no Ensino Médio”
Data: 22 de setembro de 2021
Laís Isabele Proença
Título: “A mobilização dos registros de representação semiótica na prática pedagógica do processo de ensino-aprendizagem dos números racionais”
Data: 20 de agosto de 2021
Pedro Valim Sampaio
Título: “Criptografia em uma abordagem elementar”
Data: 05 de agosto de 2021
Cintia Yumi Hirai
Título: “Machine Learning e ensino individualizado: uma ferramenta para o professor”
Data: 02 de julho de 2021
Carla Cristina Maia Velozo
Título: “Uma sequência didática para o ensino e aprendizagem das cevianas no 9º ano do Ensino Fundamental II”
Data: 25 de junho de 2021
Diego da Silva Queiroz
Título: “As representações semióticas no estudo de inequações no Ensino Médio”
Data: 19 de fevereiro de 2021
Janete Castaldi Ortiz Cetra
Título: “Mágicas para o ensino de Matemática”
Data: 18 de fevereiro de 2021
Fabrício Pimentel Gonçalves
Título: “Gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos”
Data: 18 de fevereiro de 2021
Jemima Rodrigues de Siqueira
Título: “Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem emancipadora com alunos da 3ª série do Ensino Médio”
Data: 18 de fevereiro de 2021
Cirilo Arcanjo Ramos
Título: “Laboratório de ensino de Matemática: espaço facilitador e promotor do complemento da aprendizagem”
Data: 17 de fevereiro de 2021
Samuel Magalhães de Freitas
Título: “Desafios na introdução à geometria e às construções geométricas na Educação Básica”
Data: 16 de fevereiro de 2021
Valdir Roberto Nicoleti
Título: “Proposta de uma sequência didática autoinstrucional sobre educação financeira para uso escolar ou cotidiano”
Data: 12 de fevereiro de 2021
2020
Renato Antonelli Toledo
Título: “Matemática Financeira empreendedora: uma proposta de ensino, ensinando a educação financeira e o empreendedorismo pessoal’”
Data: 17 de dezembro de 2020
Julia Dias Leite Laranjeira
Título: “Matemática aplicada à Economia para o Ensino Fundamental: uma sequência didática’”
Data: 15 de dezembro de 2020
Valdemar Danilo de Carvalho
Título: “Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções”
Data: 28 de agosto de 2020
Paulo Eduardo Barillari
Título: “Aplicação em sala de aula do experimento ‘deslocamento no plano inclinado para o ensino da função quadrática’”
Data: 10 de julho de 2020
Abel Pedro dos Santos Júnior
Título: “Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico no estudo de questões da 1ª fase da OBMEP”
Data: 25 de junho de 2020
Marcela Eliane Pinheiro
Título: “Lógica Matemática no Cotidiano Escolar”
Data: 24 de junho de 2020
Alex Sander Martins de Camargo
Título: “O material manipulável Algeblocks: uma proposta de ensino para o Ensino Médio”
Data: 19 de março de 2020
Patricia Mendonça Talmelli dos Santos
Título: “Análise quantitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática”
Data: 28 de fevereiro de 2020
Marcelo Batista da Silva
Título: “Um estudo sobre operações aritméticas com números Fuzzy”
Data: 27 de fevereiro de 2020
Patricia Costa Ginez
Título: “Fenômeno de congruência e não congruência sobre a função exponencial em materiais didáticos”
Data: 28 de fevereiro 2020
Susana Michelim Collareda
Título: “Inclusão intelectual no Ensino Regular: perímetro e área de polígonos”
Data: 14 de fevereiro de 2020
2019
Vitor Aparecido Pereira da Costa
Título: “A proposta inovadora da escola projeto âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional”
Data da defesa: 01 de novembro de 2019
Gabriel de Oliveira Fontes
Título: “O Modelo de Barras como Recurso na Resolução de Problemas Algébricos”
Data: 22 de outubro de 2019
Maurício Puppin
Título: “Cônicas: uma prática escolar”
Data: 30 de julho de 2019
Antonio Augusto de Lima
Título: “Atividades de modelagem matemática com equações de diferenças”
Data: 26 de julho de 2019
Wilson de Oliveira Rangel
Título: “Aplicação de uma atividade experimental sobre vazão de líquidos para o estudo de funções no Ensino Médio”
Data: 28 de junho de 2019
Francisco Novales Segura
Título: “Modelagem numérica no ensino de fenômenos dinâmicos: um exemplo na farmacologia”
Data: 27 de junho de 2019
Lucas Garcia de Moraes
Título: “Reconhecendo a geometria espacial: uma ponte entre o conteúdo didático e a realidade do aluno”
Data: 25 de junho de 2019 – 10:00
Diogo Comin Vieira
Título: “O uso da geometria fractal como ferramenta no ensino de progressões geométricas e logaritmos”
Data: 22 de março de 2019
Lindinalva da Silva Dias
Título: “Introdução da álgebra para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental”
Data: 27 de fevereiro de 2019
Sandra Aparecida de Oliveira Coelho Paim
Título: “O estado da arte das pesquisas brasileiras sobre o letramento estatístico e probabilístico”
Data: 22 de fevereiro de 2019
Ranúzy Borges Neves
Título: “Uma introdução ao estudo de funções trigonométricas com recursos artísticos e seminários sobre a História da Matemática no 2º ano do Ensino Médio”
Data: 20 de fevereiro de 2019
Bruno Luiz de Castro
Título: “O produto educacional: um olhar nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE-UFSCar)”
Data: 15 de fevereiro de 2019
Adalberto Tomaz de Azevedo
Título: “Conexão entre Matemática e Música: um percurso para o estudo dos números racionais”
Data: 14 de fevereiro de 2019
Gladys Beatriz Churata Garcia
Título: “O estudo da congruência semântica em questões de equação de 1º grau nas avaliações de aprendizagem em processo”
Data: 07 de fevereiro de 2019
Orlando Cesar Sandre
Título: “Uma proposta contextualizada para o Ensino Médio”
Data da defesa: 25 de janeiro de 2019
2018
Mauro Aparecido Abreu
Título: “Cisterna como objeto de estudo para desenvolver projetos educacionais ecologicamente corretos gerando plano de ensino em geometria métrica”
Data: 18 de dezembro de 2018
Elias Campos da Silva
Título: “Um estudo sobre alguns problemas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas”
Data: 18 de dezembro de 2018
Veruska Bueno Freire
Título: “Uma experiência didática com dobraduras de papel e geometria das transformações no plano no ensino de matrizes no Ensino Médio”
Data: 18 de dezembro de 2018
Nasael Martins Luiz
Título: “Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino para alunos deficientes visuais”
Data: 06 de agosto de 2018
Silvana Valdívia Najar Lucisano
Título: “Contexto matemático inserido na vivência de Agrimensura”
Data: 27 de abril de 2018
João Paulo Gonçalves Della Torre
Título: “Teoria dos Grafos no ensino médio: aplicações em problemas de trânsito”
Data: 06 de março de 2018
Antonio Cláudio Gumieri
Título: “Aplicação da técnica de ladrilhamento com polígonos regulares nos anos finais do Ensino Fundamental”
Data: 28 de fevereiro de 2018
Júlio Augusto dos Santos Neto
Título: “Uma sequência didática sobre área e perímetro utilizando o banco de questões da OBMEP e o Geogebra”
Data: 26 de fevereiro de 2018
Lucas Soares Cobello
Título: “Letramento estatístico: análise e reflexões sobre as tarefas contidas no material didático da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para o Ensino Médio”
Data da defesa: 22 de janeiro de 2018
2017
Márcio José Ferreira
Título: “A atuação com grupos interativos para o ensino de Matemática”
Data: 18 de dezembro de 2017
Renato César Rocha
Título: “Uma análise no processo de ensino-aprendizagem de geometria nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II nas escolas municipais de Porto Feliz/SP”
Data: 01 de dezembro de 2017
Markus Pablo Nobre dos Santos
Título: “Sondagem de itens de Matemática da Prova Brasil como instrumento pedagógico na investigação de dificuldades de alunos de 5º ano no município de Boituva/SP”
Data: 01 de dezembro de 2017
Carlos Afonso Silveira Moraes
Título: “Registros de representação semiótica: contribuições para o letramento probabilístico no 9º ano do Ensino Fundamental”
Data: 31 de outubro de 2017
Camila dos Santos Sant’Anna
Título: “Introdução à Teoria Fuzzy: uma abordagem inicial para alunos do Ensino Médio”
Data: 14 de agosto de 2017
Marlon Freitas Mendes
Título: “A curva catenária como aplicação da função exponencial”
Data: 28 de março de 2017
Diogo Emerson de Souza
Título: “Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Ótica Geométrica com o auxílio do software Geogebra”
Data: 22 de março de 2017
Leandro Aparecido Alves Custódio
Título: “Letramento probabilístico: um olhar sobre as situações de aprendizagem do caderno do professor”
Data: 21 de março de 2017
Gilberto Alves Barbosa Filho
Título: “A abordagem de resolução de problemas aplicados ao conteúdo de funções: uma experiência com grupos de estudos do Ensino Médio”
Data: 17 de fevereiro de 2017
2016
Maria Lúcia Beltrami Faxina
Título: “Uma sequência didática sobre porcentagem e tratamento da informação utilizando problemas das OBMEP”
Data: 18 de novembro de 2016
Andréa Magalhães Binotti
Título: “Ensino contextualizado de área e volume de cilindro”
Data: 03 de setembro de 2016
Débora Regina Bassan
Título: “Elementos de análise combinatória no Ensino Fundamental: uma abordagem com mágicas e resolução de problemas”
Data: 23 de junho de 2016
Cláudio Júlio César Pinheiro
Título: “O estudo de tributos para a educação financeira no Ensino Médio”
Data: 05 de abril de 2016
Fábio Luiz Dias Tozo
Título: “Tarefas exploratórias-investigativas para a aprendizagem de função afim”
Data: 24 de março de 2016
Deivid Geraldo Gimenes
Título: “Análise de investimentos: uma aplicação da Matemática Financeira”
Data: 19 de março de 2016
Nilce Maria de Oliveira Pereira
Título: “Uma proposta para o ensino do conceito de matrizes em ambiente computacional”
Data: 17 de março de 2016
Norberto Carvalho Rocha Paterlini
Título: “Analogias e modelagem no ensino de Ciências e Matemática”
Data: 10 de março de 2016
Juliana Bauer de Oliveira
Título: “Atividades de Matemática Financeira por meio de aprendizagem coletiva nos anos finais do Ensino Fundamental”
Data da defesa: 29 de fevereiro de 2016
2015
Bruno Henrique de Oliveira
Título: “Matemática financeira no Ensino Médio: uma proposta metodológica de ensino”
Data: 11 de dezembro de 2015
Adriane de Oliveira Leite
Título: “Material complementar para o professor da rede SESI-SP de ensino: semelhança e software Geogebra”
Data: 05 de outubro de 2015
Marcelo Tomanik
Título: “O uso do software Modellus na formação inicial de licenciandos em Física dentro da abordagem metodológica na sala de aula invertida”
Data: 28 de agosto de 2015
Valéria Nogueira Batista
Título: “Uma proposta metodológica para o ensino das funções trigonométricas”
Data: 28 de agosto de 2015
Lucas Canevarolo Pesquero
Título: “Proposta de um minicurso de Astronomia para alunos do Ensino Fundamental II“
Data: 07 de agosto de 2015
Dimitrie Hristov Sobrinho
Título: “O ensino de funções trigonométricas através da resolução de problemas”
Data: 25 de junho de 2015
Rogério José Hoffart Mello Ribeiro
Título: “Os Cadernos de Matemática da 8ª série/ 9º ano do ensino público de SP e suas contribuições para uma educação contemporânea e o PISA”
Data: 11 de junho de 2015
Natália de Barros Gonçalves
Título: “O ensino de frações inspirado na pedagogia Waldorf”
Data: 08 de maio de 2015
Fábio Cáceres
Título: “O ensino de geometria euclidiana: possíveis contribuições da história da matemática e da resolução de problemas de George Polya”
Data: 08 de maio de 2015
Ainá Montessanti Selingardi
Título: “O estudo da função afim no ensino médio com apoio de uma atividade experimental”
Data: 30 de abril de 2015
Ronan César Duarte
Título: “Competências e habilidades algébricas em questões do SIMAVE: descrição dos registros de representação semiótica”
Data: 23 de abril de 2015
Carolina Lameza Ramos
Título: “O ensino da probalidade com o uso de mágicas fundamentadas matematicamente”
Data: 23 de abril de 2015
Ederson Donizeti Sante Pinheiro
Título: “A Física do esporte – o desenvolvimento e análise de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS)”
Data: 06 de abril de 2015
Raphael Henrique Moreira
Título: “Proposta de uma sequência didática com o uso de recursos diversificados para o ensino e aprendizagem de tópicos específicos de astronomia”
Data: 31 de março de 2015
2014
Tânia Mara Amorim de Freitas
Título: “O estudo dos números complexos no ensino médio: uma abordagem com a utilização do Geogébra”
Data: 19 de dezembro de 2014
Marcos Alves Brito
Título: “A utilização do software Geogébra no ensino de geometria analítica”
Data: 19 de dezembro de 2014
Altair Portes de Almeida
Título: “Estudo de funções utilizando GeoGebra e Moodle”
Data: 18 de dezembro de 2014
Alexandre Dimas Queiroz D’Andrea
Título: “Câmara de Wilson eletrônica para o auxílio na aprendizagem de física moderna no ensino médio”
Data: 21 de novembro de 2014
Gisele Aparecida Massuela Gerdenits
Título: “Raciocínio combinatório: uma proposta para professores de matemática do ensino fundamental anos finais”
Data: 10 de novembro de 2014
Natalia Ojeda Mastronicola
Título: “Trigonometria por apps”
Data da defesa: 31 de outubro de 2014
Jonas Marques dos Santos Queiroz
Título: “Resolução de problemas de pré-álgebra e álgebra para fundamental II do ensino básico com auxílio do modelo de barras”
Data da defesa: 17 de outubro de 2014
Renata Cláudia Gois
Título: “O efeito do material concreto e do modelo de barras no processo de aprendizagem significativa do conteúdo curricular de frações pelos alunos do 7° ano do ensino fundamental”
Data da defesa: 17 de outubro de 2014
Paulo Jose Meira da Silva
Título: “Através do cosmos: uma proposta lúdica para o ensino de astronomia e física”
Data da defesa: 30 de setembro de 2014
Jackson Roberto Rubim Junior
Título: “Microcontrolador arduino no ensino de Física: proposta e aplicação de uma situação de aprendizagem sobre o tema luz e cor”
Data da defesa: 29 de setembro de 2014
Roberta Ângela da Silva
Título: “Folhas de atividades para o ensino de função afim e quadrática: conceito e aplicações”
Data da defesa: 25 de setembro de 2014
Sara Margarida Santos
Título: “Consequências das orientações técnicas de matemática, realizadas pelos PCNP, na atuação dos professores e na aprendizagem dos alunos”
Data da defesa: 23 de setembro de 2014
Silvio Luis Amâncio de Abreu
Título: “O uso do software régua e compasso na aprendizagem do conceito de cálculo de áreas de figuras planas no ensino fundamental”
Data da defesa: 22 de setembro de 2014
Marcos Hirota Magalhães
Título: “Produção de sentidos e de significados de estudantes do ensino médio sobre o conceito de volume e capacidade de prismas”
Data da defesa: 14 de agosto de 2014
Arthur Alexandre Magalhães
Título: “Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo”
Data da defesa: 25 de julho de 2014
Sílvia Andrea Alexandre Miranda
Título: “Construção de mosaicos: uma análise por meio de tarefas exploratório-investigativas no 7º ano do ensino fundamental”
Data da defesa: 15 de maio de 2014
Nilson Francischini Trova
Título: “O uso da rede social de aprendizagem Edmodo como auxílio no processo de ensino-aprendizagem”
Data da defesa: 16 de abril de 2014
Eduardo Vieira de Rezende
Título: “Produção de audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta avaliativa”
Data da defesa: 16 de abril de 2014
Katia Cristina Zequim
Título: “A resolução de problemas, a modelagem matemática e o desenvolvimento de habilidades matemáticas em alunos do 7º ano do ensino fundamental”
Data da defesa: 28 de março de 2014
Luiz Rodolfo Kusuki
Título: “Um estudo das potencialidades pedagógicas de atividades exploratórias-investigativas com o material didático GEOESPAÇO”
Data da defesa: 31 de janeiro de 2014
Felipe Augusto Martinazzo Fontes
Título: “Aprendizagem de funções por meio de modelagem matemática: um estudo do comportamento de um composto químico”
Data da defesa: 30 de janeiro de 2014
Juliana Schlatter de Lima Ferraz
Título: “A Memória na Aprendizagem Matemática”
Data da defesa: 29 de janeiro de 2014
Michel Angelucci
Título: “Uma abordagem diferente para o ensino da função exponencial no Ensino Médio”
Data da defesa: 24 de janeiro de 2014
2013
Frederico Campos Freitas
Título: “Semicondutores no Ensino Médio – Uma proposta de ensino de Física Contemporânea”
Data da defesa: 17 de dezembro de 2013
José Donizeti Rodrigues
Título: “Construção civil e relações geométricas: um caminho para aprender e ensinar matemática?”
Data da defesa: 16 de dezembro de 2013
Arquiteclino Rocha
Título: “Modelos mentais e o ensino de física”
Data da defesa: 16 de dezembro de 2013
David Paulo
Título: “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como Instrumento de Aprendizagem Significativa de Física no Ensino Médio”
Data da defesa: 19 de novembro de 2013
Miguel Rodrigo de Medeiros
Título: “O ensino de áreas e volumes com o uso de objetos manipulativos”
Data da defesa: 05 de novembro de 2013
Marcos Vinicius Ferreira Fernandes
Título: “Métodos Históricos Utilizados para a Resolução de uma Equação do Segundo Grau”
Data da defesa: 30 de setembro de 2013
Ricardo Moreira Varjão
Título: “Desenvolvimento de três aplicativos educacionais para plataformas de tablets e smartphones baseados em sistemas iOS”
Data da defesa: 30 de setembro de 2013
Leila Canaveze
Título: “O ensino-aprendizagem de probabilidade em uma escola pública de Sorocaba/SP”
Data da defesa: 27 de setembro de 2013
Márcio Santos Miranda
Título: “Objetos Virtuais de Aprendizagem Aplicados ao Ensino de Física: uma Sequência Didática Desenvolvida e Implementada nos Conteúdos Programáticos de Física Ondulatória, em Turmas Regulares do Nível Médio de Escolarização que Utilizam um Sistema Apostilado”
Data da defesa: 11 de setembro de 2013
Daniela Cristina Barsotti
Título: “Uso de ferramentas tecnológicas no ensino de física para o Ensino Médio: Modelagem Matemática a partir do software Modellus”
Data da defesa: 25 de julho de 2013
Luciano Alves Carrijo Neto
Título: “A pesquisa de aula (Lesson Study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em Matemática no 6º ano segundo o currículo do Estado de São Paulo”
Data da defesa: 02 de julho de 2013
Max Luiz de Oliveira Santos
Título: “Experimento de Galileu do plano inclinado em sala de aula”
Data da defesa: 14 de junho de 2013
Rodrigo Salvadori Baptista do Carmo
Título: “Ambiente Virtual de Aprendizagem em ondas e acústica para auxiliar o processo ensino e aprendizagem da Física no Ensino Médio”
Data da defesa: 03 de maio de 2013
Regiane de Oliveira Gaspar
Título: “O jogo pedagógico enquanto atividade orientadora de ensino na iniciação algébrica de estudantes de 6ª série”
Data da defesa: 15 de abril de 2013
Marcia Alexandra Andrade Ferreira
Título: “Mídias, mediações e a questão nuclear: uma proposta de mediação institucional e tecnológica nas aulas de Física no Ensino Médio”
Data da defesa: 03 de abril de 2013
Felipe Mascagna Bittencourt Lima
Título: “O ensino de Probabilidade com o uso do Problema do Jogo dos Discos”
Data da defesa: 21 de março de 2013
Rodrigo Machado Pereira
Título: “Abordagem ativada Acústica no Ensino Médio com a confecção de artefatos musicais pelos alunos”
Data da defesa: 19 de março de 2013
Juliano Osorio da Silva
Título: “Um curso de atualização para Professores do Ciclo I utilizando Novas Tecnologias no Ensino de Matemática”
Data da defesa: 05 de março de 2013
2012
Marina Claudia Brustelo Saran
Título: “Astrofísica de Partículas na sala de aula – uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o Ensino Médio”
Data da defesa: 18 de dezembro de 2012
Maristela Alves Silva
Título: “Elaboração de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre números inteiros e suas operações”
Data da defesa: 14 de dezembro de 2012
Ricardo Meloni Martins Rosado
Título: “Desenvolvimento de um material paradidático para o Ensino de Física utilizando a astronomia como tema motivador”
Data da defesa: 30 de novembro de 2012
Mário Abbondati
Título: “Um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Tópicos de Matemática do Ensino Fundamental”
Data da defesa: 31 de outubro de 2012
Marcela Arantes Magri
Título: “Explorando geometria elementar através de jogos e desafios”
Data da defesa: 19 de outubro de 2012
Mariangela Salviato Balbão Gouvêa
Título: “A aprendizagem cooperativa nas aulas de matemática: uma experiência nas turmas de 8º e 9º anos”
Data da defesa: 28 de agosto de 2012
Ernani dos Santos
Título: “Uso de Recursos Estimuladores da Aprendizagem Significativa no Ensino de Física”
Data da defesa: 30 de julho de 2012
Cleidson Santiago de Oliveira
Título: “Atividade experimental investigativa: construção do termômetro de coluna líquida”
Data da defesa: 30 de maio de 2012
Klaus Nogueira da Silva
Título: “Experimentos em ondas e acústica para auxiliar o processo Ensino Aprendizagem da Física no Ensino Médio”
Data da defesa: 13 de abril de 2012
Jorge Antonio Marinovic
Título: “Produção de vídeos caseiros pelos próprios alunos como estratégia para melhorar a aprendizagem dos conceitos abordados nas aulas regulares de Física no Ensino Médio e com ênfase no registro das atividades propostas”
Data da defesa: 30 de março de 2012
Anderson Fabrício Mendes
Título: “Da resolução de quebra-cabeças em sala de aula à aplicabilidade no cotidiano de uma marmoraria: o que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental falam e escrevem sobre o conceito de área”
Data da defesa: 30 de março de 2012
Luiz Alfredo Dealis Bilhéo
Título: “O ensino de funções em escola técnica de nível médio por meio da modelagem matemática e uso da calculadora gráfica”
Data da defesa: 26 de março de 2012
Rodrigo do Carmo Silva
Título: “O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista”
Data da defesa: 09 de março de 2012
2011
Luciano de Oliveira
Título: “Geometria da observação dos movimentos aparentes do Sol e aplicações”
Data da defesa: 02 de dezembro de 2011
Angela Aparecida Arndt Gomide Borges
Título: “Idéias algébricas explicitadas por estudantes da EJA em espaços não-formais: o caso do cursinho de Ribeirão Preto”
Data da defesa: 28 de outubro de 2011
Felipe Moron Escanhoela
Título: “Pion: a construção de um portal para os professores de física”
Data da defesa: 21 de outubro de 2011
Cristiane Maria Roque Vazquez
Título: “O ensino de Análise Combinatória no ensino médio por meio de atividades orientadoras em uma Escola Estadual do interior paulista”
Data da defesa: 01 de setembro de 2011
Anderson Luiz de Aguiar
Título: “Moodle e GeoGebra como apoio virtual ao Ensino de Trigonometria segundo a nova proposta do Estado de São Paulo”
Data da defesa: 30 de agosto de 2011
Pedro José Di Piero
Título: “Um ambiente virtual de Aprendizagem Suporte para o Estudo de Funções segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo”
Data da defesa: 18 de agosto de 2011
Naylor Ferreira de Oliveira
Título: “Ensino Significativo de Física por Projetos: Campanha de Economia de Energia Elétrica”
Data da defesa: 29 de julho de 2011
Marco Antonio Spiropulos Gonçalves
Título: “O Easy Java Simulations como ferramenta de ensino e aprendizagem”
Data da defesa: 12 de maio de 2011
José Luciano Santinho Lima
Título: “Contextualização e conteúdo das questões de matemática do ENEM e dos vestibulares da USP, UNICAMP e UFSCar”
Data da defesa: 31 de março de 2011
Riama Coelho Gouveia
Título: “Desenvolvimento de projetos sobre meio ambiente para o ensino-aprendizagem de conceitos físicos”
Data da defesa: 25 de março de 2011
2010
José Clóvis Adão Macedo
Título: “Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido”
Data da defesa: 17 de dezembro de 2010
Renato Silva Neves
Título: “O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros”
Data da defesa: 24 de setembro de 2010
Dari Campolina de Onofre
Título da dissertação: “Escolananet: o uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como ferramenta de apoio e estímulo à aprendizagem de física no ensino médio”
Data da defesa: 08 de julho de 2010
Bruno Birolli Nasser
Título da dissertação: “Uma introdução à relatividade especial utilizando materiais multimídias”
Data da defesa: 07 de julho de 2010
Jayme Alves de Oliveira Neto
Título da dissertação: “Oficina de Máquinas: uma maneira de ensinar matemática para alunos do ensino médio”
Data da defesa: 03 de julho de 2010
Antonio do Nascimento Gomes
Título da dissertação: “Uma proposta de ensino envolvendo Geometria Fractal para o estudo de Semelhança de Figuras Planas”
Data da defesa: 02 de julho de 2010
Rodrigo Dantas de Lucas
Título da dissertação: “GeoGebra e Moodle no ensino de Geometria Analítica”
Data da defesa: 08 de abril de 2010
Mário César Cunha
Título da dissertação: “Um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino médio sobre Tópicos de Geometria Analítica Plana”
Data da defesa: 08 de abril de 2010
Thaís de Oliveira
Título da dissertação: “Trigonometria: a mudança da prática docente mediante novos conhecimentos”
Data da defesa: 07 de abril de 2010
Patrícia Rodrigues da Silva Rossi
Título da dissertação: “Logaritmos no ensino médio: construindo uma aprendizagem significativa através de uma sequência didática”
Data da defesa: 12 de março de 2010
Danilo Eudes Pimentel
Título da dissertação: “Metodologia da resolução de problemas no planejamento de atividades para a transição da aritmética para a álgebra”
Data da defesa: 12 de março de 2010
Rita Santos Guimarães
Título da dissertação: “Atividades para aprendizagem do conceito matemático de função”
Data da defesa: 12 de março de 2010
Thiago Francisco Felix
Título da dissertação: “Pesquisando a melhoria de aulas de matemática seguindo a proposta curricular do Estado de São Paulo, com a Metodologia da Pesquisa de Aulas (Lesson Study)”
Data da defesa: 27 de fevereiro de 2010