Dissertações - 2012

Orientador: Prof. Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Data da defesa: 09 de março de 2012
Área: Ensino de Matemática
Título: "O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista"
________________________________________________________________________________

Aluno: Luiz Alfredo Dealis Bilhéo
Orientador: Profa. Yuriko Yamamoto Baldin
Data da defesa: 26 de março de 2012
Área: Ensino de Matemática
Título: "O ensino de funções em escola técnica de nível médio por meio da modelagem matemática e uso da calculadora gráfica"

Aluno: Anderson Fabrício Mendes
Orientador: Maria do Carmo de Souza
Data da defesa: 30 de março de 2012
Área: Ensino de Matemática
Título: "Da resolução de quebra-cabeças em sala de aula à aplicabilidade no cotidiano de uma marmoraria: o que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental falam e escrevem sobre o conceito de área"

Aluno: Jorge Antonio Marinovic
Orientador: Nelson Studart Filho
Data da defesa: 30 de março de 2012
Área: Ensino de Física
Título: "Produção de vídeos caseiros pelos próprios alunos como estratégia para melhorar a aprendizagem dos conceitos abordados nas aulas regulares de Física no Ensino Médio e com ênfase no registro das atividades propostas"

Aluno: Klaus Nogueira da Silva
Orientador: Carlos Alberto Olivieri
Data da defesa: 13 de abril de 2012
Área: Ensino de Física
Título: "Experimentos em ondas e acústica para auxiliar o processo Ensino Aprendizagem da Física no Ensino Médio"

Aluno: Cleidson Santiago de Oliveira
Orientador: Marcos Pires Leodoro
Data da defesa: 30 de maio de 2012
Área: Ensino de Física
Título: "Atividade experimental investigativa: construção do termômetro de coluna líquida"

Aluno: Ernani dos Santos
Orientador: Adenilson José Chiquito
Data da defesa: 30 de julho de 2012
Área: Ensino de Física
Título: "Uso de Recursos Estimuladores da Aprendizagem Significativa no Ensino de Física"

Aluno: Mariangela Salviato Balbão Gouvêa
Orientador: Prof. Dr. Joao Carlos Vieira Sampaio
Data da defesa: 28 de agosto de 2012
Área: Ensino de Matemática
Título: "A aprendizagem cooperativa nas aulas de matemática: uma experiência nas turmas de 8º e 9º anos"

Aluno: Marcela Arantes Magri
Orientador: Prof. Dr. José Antonio Salvador
Data da defesa: 19 de outubro de 2012
Área: Ensino de Matemática
Título: "Explorando geometria elementar através de jogos e desafios”

Aluno: Mário Abbondati
Orientador: Prof. Dr. Paulo Antonio Silvani Caetano
Data da defesa: 31 de Outubro de 2012
Área: Ensino de Matemática
Título: "Um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Tópicos de Matemática do Ensino Fundamental”

Aluno: Ricardo Meloni Martins Rosado
Orientador: Prof. Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira
Data da defesa: 30 de novembro de 2012
Área: Ensino de Física
Título: "Desenvolvimento de um material paradidático para o Ensino de Física utilizando a astronomia como tema motivador"

Aluno: Maristela Alves Silva
Orientador: Profa. Dra. Maria do Carmo de Souza
Data da defesa: 14 de dezembro de 2012
Área: Ensino de Matemática
Título: "Elaboração de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre números inteiros e suas operações"

Aluno: Marina Claudia Brustelo Saran
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Alves Barros
Data da defesa: 18 de dezembro de 2012
Área: Ensino de Física
Título: "Astrofísica de Partículas na sala de aula – uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o Ensino Médio"